Saudações
O “Museu Ukiyo-e Fujisawa” foi construído com o objetivo de cultivar o amor dos cidadãos da cidade por sua terra natal e contribuir para melhorar a vida cultural dos cidadãos. Para alcançar esses objetivos, a cidade de Fujisawa construiu o museu para os visitantes apreciarem os materiais culturais locais, como obras de ukiyo-e do ponto de parada Tokaido Fujisawa, da ilha de Enoshima e outros materiais relacionados.
A coleção de ukiyo-e da cidade de Fujisawa começou em 1980 ( ano 55 da era Showa), quando o ex-presidente da Nihon University, senhor Kure Fumiaki, doou para a cidade sua coleção de obras de ukiyo-e da ilha de Enoshima, em comemoração aos 40 anos do aniversário da criação do município. Desde então, para usar como material de estudo local, a cidade coletou os ukiyo-e de Fujisawa-shuku e da ilha de Enoshima, juntamente com outros materiais relacionados.
O ukiyo-e é uma obra de arte pictórica que retrata a vida das pessoas e a situação da sociedade. Ele se desenvolveu como cultura popular na era Edo (1603-1868). No final do século 19, o ukiyo-e exerceu forte influência em artistas europeus de renome, como Van Gogh, chamando atenção do mundo como obra de arte. O Fujisawa-shuku estava situado ao longo da estrada de Tokaido no período Edo, e o principal tempo budista da seita Ji, o templo Shojokoji (Yugyoji) também ficava em Fujisawa. Os turistas e peregrinos se reuniam no local, a partir do portão de entrada para a rota de peregrinação da ilha de Enoshima e do monte Oyama (monte Amefuri). Assim como a entrada do templo, muitas pinturas de ukiyo-e baseadas em lugares famosos e lendas foram pintadas.
O Museu Ukiyo-e Fujisawa continuará a trabalhar para transmitir e tornar mais próxima à cultura local, com a esperança de que todos os visitantes possam apreciar nossas instalações. Aguardamos a visita de todos.