Série dos “53 pontos de parada da estrada de Tokaido” e “Jogos de tabuleiro da viagem de Sugoroku”

Os “53 pontos de parada da estrada de Tokaido” se referem aos 53 pontos situados ao longo da estrada de Tokaido, uma das cinco principais rotas que se estendiam a partir da capital e foram construídas no período Edo. No fim do período, as viagens de peregrinação se tornaram populares, com a publicação de várias séries de ukiyo-e dos 53 pontos.
A paisagem da ponte Nihonbashi no período Edo, que é o ponto inicial da estrada Tokaido, é retratada no n°1 “Nihonbashi: uma vista de Shinonome” da série “53 pontos de parada da estrada de Tokaido” de Utagawa Hiroshige. A paisagem retrata o início da manhã em Nihonbashi.
No n°2, o artista de ukiyo-e, Ochiai Yoshiiku, utilizou como base o romance “Tokaidochu Hizakurige”, escrito por Jippensha Ikku, para produzir a sua famosa série de ukiyo-e. A ilustração retrata a paisagem de Shinagawa. Já o romance conta a cômica história dos personagens principais, Yajirobe e Kitahachi, durante a sua viagem ao longo da estrada Tokaido. A paisagem retrata a chamada expedição Chosen (em direção a Coreia), que era uma frequente rota de viagem por esta estrada.
No n°3, a parte superior são textos e desenhos de um literato, enquanto a parte inferior retrata histórias, contos e paisagens de cada ponto, com um retrato de uma mulher servindo chá em uma casa de chá de Fujisawa. A montanha de “Yamaki Yamagaeri” no título significa Oyama e Afuriyama. Atrás da mulher há um omiki-waku, um recipiente com água e saquê trazido de uma peregrinação no Monte Oyama.

ukiyoe

1. Utagawa Hiroshige
Paisagens famosas dos 53 pontos de parada da estrada de Tokaido: Nihonbashi

ukiyoe

2. Ochiai Yoshiiku
Shinagawa, da série “Tokaidochu Kurige-no Yajiuma”

ukiyoe

3. Utagawa Yoshitora
Sagami Fujisawa: Yamagaeri-jokei, da série “53 pontos de parada da estrada de Tokaido com textos e ilustrações”

Os 53 pontos de parada da estrada de Tokaido em uma só imagem. A obra é chamada de “Dochu Sugoroku”. O sugoroku era um jogo apreciado pelos plebeus durante o período Edo, mas em Dochu Sugoroku, cenários famosos, como aqueles em que Yajirobi e Kitahachi estiveram, e que se tornaram populares por conta do “Tokaidochu Hizakurige” de Jippensha Ikku, eram amplamente aceitos. Os temas também eram variados, com a estrada representada no n°4, retirada de “Sangujokyo Dochuichiran Sugoroku” de Utagawa Hiroshige, e no n°5, os “53 pontos de parada Sugoroku” de Sandai Toyokuni (Kunisada).

ukiyoe

4. Utagawa Hiroshige
“Sangujokyo Dochuichiran Sugoroku” que retrata a viagem para Quioto, com peregrinação no Santuário de Ise, localizado na província de Mie.

ukiyoe

5. Utagawa Kunisada
“Sugoroku” na série dos “53 pontos de parada da estrada de Tokaido”